terça-feira, 22 de março de 2011

Escala
















A figura 1 possui MAIOR escala, já que o denominador é menos assim 1 / 10 000 > 1 / 50 000

Na escala de 1:50.000 (1cm no mapa equivale a 50 000 cm na vida real), 1 centímetro no mapa corresponde a 0,5 quilômetros na realidade. Logo, 4 centímetros na representação equivalem aos 2 quilômetros de extensão.

Planalto Meridional




Vegetação: Floresta de Araucária/de Pinháis, que cobrem a região mais alta do planalto.

Temperaturas mais baixar principalmente em fução da altitude e das latitudes mais baixas nas proximidades do Trópico de Capricórnio.





Regiões Brasileiras



- Critério político administrativo;

- Critério sócio econômico;

- Critério desenvolvimento econômico industrial e técnico-científico.

Ambas as divisões usam como critério a industrialização e a concentração econômica para classificar o Sudeste, embora a primeira valorize mais as áreas tradicionais centro periferia, a segunda valoriza mais a expansão econômica e a terceira, a importância qualitativa e integração do setor industrial, SE e Sul.




Colômbia: Conflitos

Nacionalistas ou Narcotráfico:

  • Os movimentos guirrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) são orientações marxistas e controlam quase metade do território colombiano e têm no narcotráfico (coca e papoula) a principal fonte de renda.
  • Os grupos paramilitares de extrema direita e de esquadrão da morte objetivam combater os grupos esquerdistas mediante o slogan adotado pela Autodefesa da Colômbia (AUC). Este grupo também é financiado pelo narcotráfico.

EUA e Oriente Médio

Fonte: UFG
Clique na imagem para amplia-la.


Região Centro Oeste x Soja x Mercado

A produção de grãos no Brasil, até a década de 1970, concentrava-se na região Sul, expandindo-se a partir daí para os chapadões da região Centro-Oeste, transformando-a numa das maiores produtoras de grãos do país:


Fontes (Neste caso colocarei): UFG




Carta Topográfica x Perfil Topográfico

C.T.

P.T.

El Niño

Consequências:
  • Enchentes, alagamentos e/ou inundações;
  • Deslizamentos;
  • Perda da produção agrícola;
  • Proliferação de Doenças.
Este fenômeno é responsável pelo aumento da temperatura média e por preciptações abundantes principalmente na primavera.



Terceira Revolução Industrial OU Revolução Técnico-Científica

Efeitos positivos:
  Avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, reduzindo as distâncias.
• Desenvolvimento da micro-eletrônica e da robótica;
  Maior competitividade entre as empresas, exigindo, assim, melhor qualidade dos produtos;
Efeitos negativos:
  Desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo,
pois permite a produção de mais mercadorias e serviços com menor número de trabalhadores.
  Marginalização de alguns países periféricos.


Transição Demográfica

1ª Fase: Pré-Moderna: Alta Taxa de Natalidade/Alta Taxa de Mortalidade: Presente em alguns países da África.

2ª Fase: Moderna: Alta Taxa de Natalidade/Diminuição Taxa de Mortalidade: Acontecendo na China.

* Maior oferta de alimentos e de condições sanitárias. Como conseqüência há aumento da sobrevida e redução das doenças infecto-parasitárias.

3ª Fase: Industrial Madura: Diminuição Taxa de Natalidade/Baixa Taxa de Mortalidade: O Brasil está terminando esta fase.

* Caracterizada pela urbanização, acesso a contracepção, melhora da renda, redução da agricultura de subsistência, melhora da posição feminina na sociedade e queda da taxa de nascimentos. Aumento do número de jovens = Aumento da violência juvenil.

4ª Fase: Pós-Industrial: Baixa Taxa de Natalidade/Baixa Taxa de Mortalidade = Taixa de fecundidade pode fica abaixo da Taxa de Reposição = Crescimento Negativo. Comum em países da Europa e até na cidade de São Paulo.

* Há três conseqüências: aumento da proporção de idosos; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixo salário.



Crescimento Natural ou Vegetativo

Crescimento natural ou vegetativo é a diferença entre a proporção das pessoas que nascem (taxa de natalidade) e a das pessoas que morrem (taxa de mortalidade).


Planícies

As planícies são áreas essencialmente planas geradas pela deposição de sedimentos recentes. Predominam, portanto, os processos de sedimentação. As altitudes médias variam, geralmente, entre 0 e 100 metros, podendo ocorrer também em níveis mais elevados nas regiões interplanálticas e/ou intermontanas, podendo aparecer em vários níveis topográficos do país.

Exemplos: Planície do Rio Amazonas - Foto (Região Norte); Planície do Pantanal Matogrossense (Região Centro-Oeste), Planície Costeira (Litorânea), entre outras.


Planaltos

Os planaltos são superfícies irregulares (planas ou acidentadas) de estruturas cristalinas ou sedimentares, nos quais predominam os processos erosivos. Localizam-se, geralmente, acima de 300m de altitude e apresentam bordas em declive.

Exemplos: Planaltos Norte-Amazônicos (Região Norte); Planalto da Borborema (Região Nordeste); Planalto Central (Região Centro-Oeste), Planalto Meridional (Região Sul - Foto), entre outros.


Médias Térmicas


Quanto maior a latitude, menores serão as médias térmicas anuais, porque, em razão da esfericidade da Terra, os raios solares a atingem em diferentes inclinações.